terça-feira, 16 de novembro de 2010

ABERTO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PARTICIPANTES EM PROJETO DE PESQUISA DO LABORATÓRIO DO BEM-VIVER E DRS DO RISO

O laboratório do Bem-Viver (Núcleo Multidiscliplinar de Estudos em condições crônicas, qualidade de vida, promoção de saúde e exercício físico), juntamente com o Projeto de Extensão Alegria e Cia. - Drs do Riso, convida os acadêmicos, regularmente matriculados, a participarem da seleção para tomar parte em Projeto de Pesquisa.

O Grupo de Pesquisa Laboratório do Bem-Viver apresenta atualmente quatro linhas de pesquisa: 1) doenças crônico-degenerativas e auto-imagem em escolares; 2) humanização hospitalar; 3) alterações psicofisiológicas e câncer de mama; 4) repercussões psicofisiológicas e jogos virtuais. Por ser multidisciplinar, conta com a participação de acadêmicos de diversos cursos na área da Saúde (como Educação Física, Medicina e Nutrição). Desde a criação e institucionalização do Grupo, em 2009, vários Projetos de Pesquisa foram aprovados, tendo bolsistas pela FAPEMIG e Unimontes. E desses Projetos surgiram diversas publicações em congressos locais, regionais, nacionais e internacionais e revistas, em forma de pôster, apresentação oral, resumo expandido e artigo completo.

O Projeto de Pesquisa intitulado “Recreação Hospitalar. Impacto sobre o bem-estar subjetivo em crianças hospitalizadas e seus acompanhantes” surgiu da necessidade de avaliar a influência da recreação hospitalar através do recreador-palhaço ,de maneira quali-quantitativa, sobre o bem-estar psicológico e subjetivo das crianças internadas na Pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria - HUCF, e seus acompanhantes.

Através do presente Processo Seletivo, os interessados terão a chance de participar dessa importante Pesquisa, na função de Coletores de Dados, além de tomarem parte nas publicações científicas feitas com os resultados obtidos a partir da coleta de dados e na participação de eventos científicos.

Poderão participar da seleção alunos em qualquer período de qualquer curso de graduação da Unimontes ou outra Instituição Superior de Ensino, que estejam regularmente matriculados e apresentem disposição, responsabilidade, e disponibilidade duas vezes por semana no horário das 15h às 18h, para realizar a coleta de dados no Hospital Universitário.

A Seleção e demais informações ocorrerá no dia 23/11, às 14h, na sala 112 do CCBS da Unimontes.

“Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada encontra uma desculpa!”

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Brincadeira é coisa séria!


O que exatamente os Drs. do Riso fazem no hospital além de brincadeiras e palhaçada?
Recente Estudo Piloto feito pelo Grupo de Pesquisa Laboratório do Bem-Viver, realizado na pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria - HUCF, demonstrou que as crianças internadas que eram submetidas às inserções diárias dos Doutores do Riso obtiveram tendência a melhora no seu bem-estar subjetivo comparando-se os momentos antes e após o contato com os palhaços.
Sabe-se que a criança, quando hospitalizada, convive com uma série de restrições impostas por seu quadro clínico, e que afetam sua estabilidade dinâmica. Crianças e seus acompanhantes lidam com uma situação de conflitos, estresse e adaptação durante um momento de internação. Diante disso, torna-se extremamente necessário a presença de estratégias de humanização, com vista a melhoria do seu bem-estar.
O recreadores/palhaços, também chamados de clowns, do Projeto Alegria e Cia. - Drs. do Riso, lidam diretamente com essas crianças, buscando amenizar todos os impactos sofridos com a internação, e melhor elaboração das experiências vividas durante esse tempo.
O Grupo de Pesquisa Laboratório do Bem-Viver tem realizado diversos estudos na área de humanização hospitalar, e prepara uma extensa e completa coleta de dados a ser realizada ainda este ano. A presença dos palhaços modificam o bem-estar psicológico e subjetivo das crianças e seus acompanhantes? E quanto à percepção dos acompanhantes sobre os serviços prestados no hospital? Tais atividades são capazes de modificar o comportamento das crianças frente à rotina hospitalar? Estamos ansiosos para ver os resultados!


Você pode conferir os resultados do Estudo Piloto no sítio: http://www.fepeg.unimontes.br/index.php/eventos/forum2010/paper/view/940/680.



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

7 Anos Projeto Alegria e Cia. Doutores do Riso!


Olá pessoal, no mês de Setembro em que comemoramos a Independência do Brasil, também festejamos o aniversário do Projeto Alegria e Cia. Doutores do Riso!!! E esse ano é o nosso 7º aniversário. Agradecemos a todos por essa marca, desde os fundadores, colaboradores, integrantes até os admiradores e o público atingido pelo nosso trabalho.

E o que nós faremos para comemorar??? S-E-L-E-T-I-V-A !!!!!!!! Você que é acadêmico da UNIMONTES e sempre quis fazer parte do Projeto, a hora é essa! Já estão abertas as inscrições para novos besteirólogos! E o que você deve fazer:

- Faça o download do Edital e da Ficha de Inscrição clicando aqui

- Leia atenciosamente o Edital

- Preencha a Ficha de Inscrição corretamente

- Envie para o e-mail drs.doriso@gmail.com ou entregue na Coordenação do Curso de Educação Física no 2º andar do Prédio 6 (CCBS) da UNIMONTES.

- Fique esperto que o prazo é até as 17:30 horas do dia 20 de Setembro de 2010.

Aguardamos você para ser nosso colega de nariz vermelho!

Um beijo a todos!!!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fazer Sorrir também Faz bem.....




Pesquisa recente publicada pelo grupo de estudo Laboratório do Bem Viver, realizada com os integrantes do Alegria e Cia Drs do Riso, revelou que após um período de inserção baseada em atividades lúdicas no ambiente hospitalar, os acadêmicos voluntários do Drs. do Riso, apresentaram redução na tensão, depressão e confusão mental, quando comparado ao período anterior a inserção. Estes dados são extremamente favoráveis por corroborarem com o conceito de humanização hospitalar aplicado não somente aos clientes do serviço como também a todos aqueles inseridos no ambiente. 


Conjectura-se que as ações de recreação desenvolvidas pelos integrantes do Drs. do Riso repercutiram positivamente sobre o próprio indivíduo, baseados na capacidade que as estas atividades têm de “re-criar” o ambiente. Uma das hipóteses de “re-criação” da realidade através de atividades lúdicas foi proposta por Morgan e Goldston e denominada teria do “time-out” (Maroulakis; Servas 1993). De acordo com essa teoria, atividades recreativas influenciariam positivamente o humor por ser uma espécie de válvula de escape temporário das tensões e problemas do dia-a-dia. O pensamento estaria dirigido para novos interesses, em novas relações, desviando dos estressores presentes no ambiente hospitalar. 
O trabalho será publicado na íntegra em periódico na Unimontes e disponibilizado a todo o publico por este canal.

Maiores informações entre em contato ou grassyara@yahoo.com.br


'Quando alguém o abraça, não seja você o primeiro a soltar os braços.'