sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Brincadeira é coisa séria!


O que exatamente os Drs. do Riso fazem no hospital além de brincadeiras e palhaçada?
Recente Estudo Piloto feito pelo Grupo de Pesquisa Laboratório do Bem-Viver, realizado na pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria - HUCF, demonstrou que as crianças internadas que eram submetidas às inserções diárias dos Doutores do Riso obtiveram tendência a melhora no seu bem-estar subjetivo comparando-se os momentos antes e após o contato com os palhaços.
Sabe-se que a criança, quando hospitalizada, convive com uma série de restrições impostas por seu quadro clínico, e que afetam sua estabilidade dinâmica. Crianças e seus acompanhantes lidam com uma situação de conflitos, estresse e adaptação durante um momento de internação. Diante disso, torna-se extremamente necessário a presença de estratégias de humanização, com vista a melhoria do seu bem-estar.
O recreadores/palhaços, também chamados de clowns, do Projeto Alegria e Cia. - Drs. do Riso, lidam diretamente com essas crianças, buscando amenizar todos os impactos sofridos com a internação, e melhor elaboração das experiências vividas durante esse tempo.
O Grupo de Pesquisa Laboratório do Bem-Viver tem realizado diversos estudos na área de humanização hospitalar, e prepara uma extensa e completa coleta de dados a ser realizada ainda este ano. A presença dos palhaços modificam o bem-estar psicológico e subjetivo das crianças e seus acompanhantes? E quanto à percepção dos acompanhantes sobre os serviços prestados no hospital? Tais atividades são capazes de modificar o comportamento das crianças frente à rotina hospitalar? Estamos ansiosos para ver os resultados!


Você pode conferir os resultados do Estudo Piloto no sítio: http://www.fepeg.unimontes.br/index.php/eventos/forum2010/paper/view/940/680.



Nenhum comentário:

Postar um comentário